Policiais Penais Federais (PPF) realizaram nessa quinta-feira (11) uma operação de transferência de presos do Sistema Penitenciário Federal (SPF) que transferiu 11 internos que cumprem pena no regime fechado. Entre os presos movimentados está Luís Fernando da Costa, conhecido como Fernandinho Beira-Mar.
Imagens enviadas para o Jornalismo TCM mostram a movimentação das forças de segurança no Aeroporto de Aracati/CE, a 92km de Mossoró. Como a Penitenciária Federal de Mossoró é a única na Região Nordeste, há possibilidade de Fernandinho Beira-Mar ter sido transferido para a unidade.
O preso é considerado líder de uma das maiores facções criminosas em atuação no País e chegou a ficar preso no município potiguar outra vez, sendo transferido em 2019 para a Penitenciária Federal de Campo Grande, onde estava preso desde então.
De acordo com a Polícia Penal Federal, o rodízio de custodiados do SPF é uma medida adotada dentro da rotina de segurança das unidades prisionais, sendo uma estratégia de inteligência penitenciária que visa desarticular as organizações criminosas por meio de rodízio periódico de presos entre as penitenciárias federais.
Por se tratar de presos considerados de alta periculosidade e com posição de liderança nas organizações criminosas, a operação envolve alto grau de complexidade e risco, minuciosamente elaborada pela SENAPPEN. Esta foi a primeira operação do tipo realizada em 2024.