Na noite dessa quarta-feira (14) o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandoski, anunciou o afastamento da direção da Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Mossoró e nomeou um interventor para o presídio.
A nomeação do interventor foi feita nas primeiras horas da manhã. A escolha do novo agente para assumir a direção aconteceu logo que se soube das características da fuga e da possibilidade de falha humana, cooptação ou coação de agentes.
De acordo com o Ministério, o policial penal federal que atuará chegou na cidade no início da tarde dessa quarta, acompanhado do secretário de políticas penais, André Garcia, e de outros cinco servidores.
Lewandowski também solicitou à direção-geral da Polícia Federal que iniciasse investigações e enviasse uma equipe de peritos ao local, com o intuito de apurar as causas da fuga.
Segundo o Ministério da Justiça, a ação para capturar os detentos já conta com o engajamento de mais de 100 agentes federais, além de alertas para as autoridades dos estados da Paraíba e Ceará.