Por Clara Fonseca/estagiária
Na manhã desta terça-feira (17), a Polícia Federal deflagrou a Operação Predadores Urbanos, que tem o objetivo de investigar as atividades de contrabando de cigarros, descaminho e organização criminosa no Rio Grande do Norte.
Nove mandados judiciais de busca e apreensão, expedidos pela 8ª Vara da Justiça Federal, forma cumpridos nos municípios de Martins e Mossoró. Entre os envolvidos, estão pessoas que já foram investigadas ou presas pela Polícia Federal em Mossoró.
Durante as buscas, três suspeitos foram presos em flagrante (um me Martins e dois em Mossoró), pela posse ilegal de arma de fogo, contrabando e crime tributário. Após os procedimentos de autuação, eles serão encaminhados para a Cadeia Pública de Mossoró, Juiz Manoel Onofre de Souza.
Durante as investigações, foi identificada a existência de indivíduos que se reuniram com a finalidade de comercializar cigarros de origem estrangeira sem registro no país. Os produtos contrabandeados eram trazidos em transportes rodoviários, em seguida eram levados paras os depósitos, casas e comércios dessas cidades, onde eram armazenados para serem vendidos nas regiões vizinhas.
As acusações são de contrabando qualificado, descaminho e organização criminosa, cujas penas, somadas, podem ultrapassar a 13 (treze) anos de prisão.
O nome da operação faz referência a utilização do período noturno pela organização criminosa para movimentar produtos contrabandeados, em sua maioria cigarros de origem clandestina, visando despistar a atuação das forças policiais, bem como do fisco.