A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (26) uma operação que investiga a contratação de uma empresa norte-americana pelo Consórcio Nordeste, para compra de respiradores durante um dos picos da pandemia de Covid-19 no Brasil.
Na operação chamada de Cianose, 14 mandados de busca e apreensão são cumpridos contra empresários, laranjas e lobistas envolvidos no caso, em três estados e no Distrito Federal. O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) apura o contrato de cerca de R$ 45 milhões, feito para a compra de 300 ventiladores pulmonares que seriam usados no enfrentamento da pandemia, mas não foram entregues.
O pagamento antecipado do valor integral, sem que houvesse garantia contra eventual inadimplência por parte da contratada, foi uma das irregularidades encontradas pela PF no processo de compra, que levaram à investigação. Ainda segundo a Polícia, os investigados podem responder por crime de estelionato, dispensa de licitação sem observância das formalidades legais e lavagem de dinheiro.