André Luiz Gomes Ferreira, 43 anos, investigado pela Polícia Federal na Operação “Além Mar”, foi preso em Pau dos Ferros, na região do Alto Oeste do Estado, na tarde desse sábado (10). A prisão aconteceu quando o homem precisou pousar um helicóptero na cidade após ficar sem combustível.
De acordo com informações, a aeronave sobrevoava a cidade em baixa altitude com o transponder desligado, um dispositivo de comunicação remota que emite informações de maneira codificada. Tornando-se o suficiente para chamar a atenção das autoridades policiais.
A fim de investigar a origem da aeronave, a Polícia Civil identificou que a aeronave estava com documentação irregular e o piloto não tinha autorização para voar. O helicóptero teria decolado da cidade de São Luís/MA, com destino ainda desconhecido.
Durante a abordagem, a polícia identificou que o piloto era procurado pela justiça como integrante da facção de Fernandinho Beira-Mar. André Luiz seria o responsável pelo transporte de cocaína, que havia chegado do Paraguai e iria para a Europa pelo litoral nordestino.
Segundo o delegado Carlos Daniel, “ele foi autuado por colocar a aeronave em risco, com a licença para voar vencida. A aeronave estava com a manutenção vencida e sem plano de voo. Os outros ocupantes estavam sem restrições e foram liberados”, afirmou.
Além do piloto, outras cinco pessoas estavam a bordo no helicóptero. Uma revista foi realizada pela polícia, mas nada foi encontrado. Os seis tripulantes foram conduzidos a Delegacia de Pau do Ferros.
André Luiz foi preso e autuado em flagrante por colocar a vida das pessoas em risco e dirigir sem autorização. Ele foi encaminhado ao sistema prisional onde ficará à disposição da justiça.
Com informações do Grupo Cidadão 190