Na manhã desta quarta-feira (4), a Polícia Federal deflagrou a 12ª fase da Operação Carancho, visando o combate ao abuso sexual contra crianças e à produção, divulgação e armazenamento de vídeos desses abusos na internet. A operação, conduzida pela Delegacia de Combate a Crimes Cibernéticos, representa um esforço contínuo na luta contra crimes que afetam diretamente crianças e adolescentes.
Nesta fase da operação, sete mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nos municípios de Pendências, São Gonçalo do Amarante e Ceará-Mirim, no Rio Grande do Norte. As investigações focam em crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, cujas penas máximas podem somar até 18 anos de reclusão.
De acordo com a legislação, armazenar, possuir ou adquirir fotografias, vídeos ou outros registros que contenham cenas de sexo explícito envolvendo crianças ou adolescentes é considerado crime hediondo, punível com severidade pela lei.
Esta é a décima terceira operação realizada pela Delegacia de Combate a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal no estado do Rio Grande do Norte em 2024. O nome da operação, “Carancho”, faz referência a uma ave de rapina, simbolizando a vigilância e a intervenção necessária contra esses crimes.