Com informações do Diário Político.
O candidato do Avante à Presidência, André Janones, anunciou nesta quinta-feira (4) sua desistência da disputa. O deputado federal confirmou seu apoio após encontro com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em São Paulo. Contudo, quando cumpriu agenda em Mossoró, no final do junho, ele criticou o ex-presidente Lula.
Durante entrevista ao programa Cenário Político da TCM, Janones foi questionado sobre sua saída do PT, e respondeu:
“Na verdade eu não mudei o meu lado. Eu continuo do lado dos mais pobres. Eu continuo do lado do trabalhador, eu continuo do lado da classe média que precisa acordar todo dia cedo pra trabalhar e colocar comida na mesa. Quem abandonou essas bandeiras foi o Partido dos Trabalhadores. Eu vejo o discurso do ex-presidente Lula como um discurso absolutamente ultrapassado, não muito diferente do discurso do presidente Jair Bolsonaro. Eu tinha ali um idealismo que eu ainda mantenho vivo dentro de mim. A vontade de mudar a realidade no meu entorno eu acredito que a política não é a única mas é a mais nobre. O mais nobre instrumento de transformação social que a gente tem. Então eu continuo fiel a esses princípios. Quem pulou do lado. Quem mudou de lado, foi o ex-presidente Lula, o Partido dos Trabalhadores eu permaneço fiel aquilo que eu acreditava”, disse.
Confira o trecho do programa Cenário Político aqui:
Após deixar a disputa ao Planalto, Janones tentará a reeleição na Câmara dos Deputados. Em live realizada no Facebook, ele afirmou que o petista vai encampar suas propostas sobre o auxílio emergencial.
“Nossa principal luta foi a dos que mais necessitam, dos mais pobres. Eu quis comunicar, antes da imprensa, aqui, em primeira mão, que o Lula está encampando nossas propostas sobre o auxílio. […] O Lula está aqui do meu lado hoje para comunicar para vocês. […] Nesse momento, a gente retira [nossa candidatura] e unifica. A candidatura presidencial do deputado André Janones está unificada, e ela passa a ser representada pela representada pela candidatura do presidente Lula.”
Lula
Sobre a adesão a sua candidatura por parte de Janones o ex-presidente Lula publicou: “Infelizmente a fome não saiu da pauta no Brasil. Ao contrário. Hoje temos gente de classe média usando cartão de crédito para ter o que comer. O companheiro Janones construiu sua trajetória debatendo em supermercados e feiras. Quando ele traz uma proposta para acabar com a fome, fica fácil de construir uma aliança política”.