O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou no mês de fevereiro de 2022, o menor número de jovens de 16 e 17 anos com título de eleitor da história. Dos mais de 6 milhões de adolescentes brasileiros nessa faixa etária, apenas 830 mil tiraram título de eleitor e estão aptos para votar nas eleições deste ano. Esse número representa 13,6% desse público, que em fevereiro de 2018, era de 23,3%. O voto para pessoas de 16 e 17 anos no Brasil não é obrigatório, mas para aqueles que desejam, a solicitação do título devem ser feita até o dia 4 de maio.
Diferente de eleições passadas, agora os eleitores podem fazer o título através da internet, pelo sistema Título Net, no site do TSE. Confira o passo a passo:
Para tirar o documento pela primeira vez, o futuro eleitor deve informar na página de requerimento do sistema Título Net qual estado ele mora. Em seguida o eleitor deve preencher os dados pessoas solicitados pelo sistema e anexar as fotos dos seguintes documentos:
– Um documento de identificação, frente e verso;
– Uma selfie segurando o documento ao lado do rosto;
– Um comprovante de residência atualizado;
– E no caso dos homens que completam 18 anos neste ano, o certificado de quitação de serviço militar.
O eleitor deve revisar os dados e documentos, e enviar. Eles serão analisados pela Justiça Eleitoral, que valida o título. O processo pode ser acompanhado pelo site do TSE.
4 de maio também é o prazo para o eleitor que deseje transferir ou que precisa regularizar seu título.