Nesta terça-feira (16), começa oficialmente o período de campanha eleitoral para os candidatos das Eleições 2022. A partir desta data, fica permitida a propaganda eleitoral, como a distribuição de material gráfico e posts em redes sociais. Quem trabalha no setor já percebe o crescimento de demanda de serviços, e a expectativa é aumentar o faturamento nesse período.
Na gráfica de Michelson Frota, a procura de candidatos por materiais como adesivos e santinhos, fez ele investir em mais máquinas para produzir durante a campanha. “Cada vez mais as pessoas estão querendo o material mais rápido para colocar nas ruas, principalmente quando se trata de campanha estadual, que tem que mandar para outras cidades. Então a gente investiu em automação, principalmente em equipamentos, e também na velocidade da impressão”, explica Michelson Frota.
Como são 45 dias de campanha, a gráfica trabalha de 20 a 30 dias produzindo os materiais em três turnos. Além de investir na estrutura, mão de obra extra também foi contratada. A expectativa do empresário é triplicar o faturamento até outubro.
“É um período promissor, não posso dizer que essa campanha estadual é como a uma municipal, mas para gente que tem uma estrutura conhecida, tende a trabalhar bastante nesse período […] Essa data, a gente praticamente triplica o faturamento”, conta Michelson.
MEIO DIGITAL TAMBÉM TEVE AUMENTO NA PROCURA
Nas últimas eleições, quem pleiteia cargos públicos teve que se adaptar e começar a levar a campanha de forma mais ativa para as redes sociais. Posts e stories para o Facebook e Instagram, figurinhas para Whatsapp, e vídeos para o Tik Tok se tornaram parte crucial para as propagandas de candidatos. Notícia boa para agências de publicidades, social medias e designer, que também sente a procura por seus serviços crescer.
Esam David atua profissionalmente como designer há cerca de 4 anos, e essa é a primeira vez que ele produz material para campanhas políticas. Trabalhando em parceria com uma agência, ele também viu a procura por seus serviços aumentar nas últimas semanas. “Aumentou bastante. Eles [os candidatos] necessitam aparecer e atualmente não só em mídia externa que são os impressos, adesivos e bandeiras, mas principalmente em redes sociais”, conta Esam.
Para o designer, esse trabalho voltado para o meio digital passou a ser mais valorizado, principalmente com a pandemia: “Eu acredito que com a pandemia mudou bastante, porque se viu que precisava ter mais anúncios na internet, algo muito maior do que já tinha antes. Então hoje em dia é muito mais valorizado”.
A expectativa de Esam David também é de que o faturamento aumente nesse período, mas não só isso. Diferente dos trabalhos das gráficas que passam a ser menos solicitados depois das eleições, os serviços digitais seguem sendo necessários, principalmente quando os candidatos são eleitos. Por isso, Esam já trabalha pensando em colher mais frutos no futuro.
“Se esse candidato ganhar, se ele for eleito, é bastante provável que ao decorrer do mandato dele, ele até contrate novamente pra fazer trabalhos […] Não é apenas na época da campanha. Muitas vezes quando acaba a campanha eles continuam nos procurando. Ou até mesmo caso ele perca, se gostar do trabalho e for candidato novamente, ele provavelmente vai nos buscar de novo”, diz o designer.
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