O POTI divulgou nessa quinta-feira (17) a pesquisa “Um diagnóstico sobre a conjuntura política, eleitoral e administrativa de Natal“, realizada pelo Instituto TS2. Os dados mostram a aprovação dos atuais governos Federal, Estadual e Municipal, aponta a intenção de voto dos eleitores da cidade para o pleito do executivo e legislativo municipal de 2024.
De acordo com a pesquisa o Governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 56% dos entrevistados e desaprovado por 38%. Enquanto a gestão da governadora Fátima Bezerra (PT) é desaprovada por 54% e aprovada por 39,8%. Já com relação a administração do prefeito Álvaro Dias (Republicanos), teve desaprovação de 47,1% dos entrevistados, aprovação de 45,3% e 7,6% não souberam ou não quiseram responder.
Veja no gráfico interativo a aprovação das gestões por região:
Com relação a intenção de voto para o executivo municipal o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PSD), lidera a preferência dos entrevistados tanto na pesquisa espontânea quanto na estimulada. Na pesquisa espontânea, onde não são apresentados nomes de candidatos, “não sabem” e/ou “não responderam” somam 74,3%; “branco/nulo/nenhum” correspondem a 9,5%. Em seguida, Carlos Eduardo Alves (PSD) aparece com 6,1% das citações. A deputada federal Natália Bonavides (PT), é a segunda colocada com 4,2% das intenções de voto. O atual prefeito Álvaro Dias (Republicanos), mesmo não concorrendo por já ser reeleito, aparece em terceiro lugar com 1,3%.
Confira também no gráfico:
Para a Câmara de Vereadores de Natal dos mais de 800 entrevistados, 79,7% ainda “não sabem” e/ou “não responderam” sobre a sua intenção de voto para o pleito do próximo ano. “Branco/nulo/nenhum” somam 7,8% das citações.
Os nomes que receberam mais intenções de voto por parte dos entrevistados foram, respectivamente: Raniere Barbosa (AVANTE), 1,2%; Luiz Almir, 0,7%; Herberth Sena (PSDB), 0,6%; e Luciano Nascimento (PTB), 0,6%. Dos quatro primeiros colocados, três possuem mandato ativo na Câmara Municipal de Natal (CMN), à exceção do comunicador Luiz Almir, que já ocupou os cargos de vereador e deputado estadual.
Confira os dados no gráfico a seguir:
Sobre a pesquisa
A pesquisa intitulada “Um diagnóstico sobre a conjuntura política, eleitoral e administrativa de Natal” foi realizada nos dias 8 e 9 agosto de 2023 e ouviu 819 eleitores da cidade. O nível de confiança é de 95%, o que significa que os resultados refletem com 95% de probabilidade a atual conjuntura, considerando uma margem de erro de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos em relação aos resultados totais da amostra.
Veja os dados
O POTI disponibiliza os gráficos interativos agrupados em um único painel. Dessa forma, os dados podem ser explorados a qualquer momento pelo leitor, servido como base para tomada de decisão e avaliação do cenário político, eleitoral e administrativo da capital potiguar. Clique no gráfico abaixo e confira: