Neste domingo (6), mais de 180 mil eleitores estão habilitados a comparecer às urnas em Mossoró para escolher seus representantes políticos que exercerão mandato de 2025 a 2028. A cidade conta com um total de 184.677 eleitores distribuídos entre duas zonas eleitorais: a 33ª Zona Eleitoral, com 98.943 eleitores, e a 34ª Zona Eleitoral, com 85.734 eleitores, de acordo com informações do chefe de Cartório da 34ª Zona Eleitoral, Márcio Oliveira.
Locais de votação e urnas
Para viabilizar o voto dos eleitores, Mossoró contará com 81 locais de votação e 543 seções eleitorais. A 33ª Zona Eleitoral abrange 41 locais e 288 seções, enquanto a 34ª Zona Eleitoral abriga 40 locais com 255 seções. Ao todo, 583 urnas eletrônicas estarão disponíveis: 308 destinadas à 33ª Zona Eleitoral e 275 à 34ª Zona Eleitoral.
Documentação necessária para votar
A Justiça Eleitoral orienta que os eleitores devem apresentar um documento oficial com foto para votar, como a carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, certificado de reservista, carteira de categoria profissional reconhecida por lei ou o Documento Nacional de Identidade (DNI).
Caso o eleitor saiba seu local de votação, não é necessário portar o título de eleitor. Alternativamente, o título pode ser acessado pelo aplicativo e-Título, disponível para Android e iOS. Para quem desejar uma versão impressa do documento, é possível imprimi-la pelo sistema Autoatendimento Eleitoral ou pelo aplicativo.
Voto facultativo e justificativa de ausência
No Brasil, o voto é obrigatório para pessoas alfabetizadas maiores de 18 e menores de 70 anos. Jovens com 16 e 17 anos, idosos com mais de 70 anos e pessoas analfabetas podem votar, mas não são obrigados.
Eleitores que não puderem votar no dia das eleições devem justificar sua ausência pelo aplicativo e-Título ou pelo formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral, disponível nos locais indicados pelos Tribunais Regionais Eleitorais e Cartórios Eleitorais.
As votações do primeiro turno ocorrerão neste domingo (6), das 8h às 17h, horário de Brasília. Municípios com mais de 200 mil eleitores que precisarem de segundo turno terão novas votações em 27 de outubro.