O resultado que saiu das urnas em 2018 elegeu Fátima Bezerra do Partido dos Trabalhadores, mas também elegeu apenas dois de oito deputados federais alinhados ao então novo governo. O mesmo aconteceu na Assembleia Legislativa – o governo Fátima teve que negociar bastante para aprovar projetos.
No primeiro turno, Fátima Bezerra venceu em 154 cidades do estado. O adversário, Carlos Eduardo venceu em 13. E o então governador tentando reeleição não venceu em nenhuma. Mas como esse domínio acabou na necessidade de um segundo turno? Fátima perdeu em grandes cidades: Natal e Parnamirim, por exemplo. A vantagem de um pouco mais de 10 mil votos em Mossoró diluiu rápido quando a derrota em Natal foi de 90 mil votos. A menor diferença entre os dois foi em São Francisco do Oeste – Fátima venceu por 1 voto.
No segundo turno, Carlos venceu em 14 municípios. Ah e São Francisco do Oeste deu uma vitória mais confortável para Fátima: diferença de 216 votos.
Sonificação
Uma maneira nova de se perceber dados é através da sonificação. Tornamos dados que podem ser números ou texto em sons. Ela pode nos dar uma percepção diferente daquelas informações. E nos fazer a dimensão de uma informação através de outro sentido. Então fizemos esta sonificação que representa que candidato recebeu mais voto em cada uma das 167 cidades do estado por ordem alfabética. Os sons graves representam a candidata Fátima Bezerra, e os sons agudos o candidato Carlos Eduardo Alves. Confere aí:
Câmara Federal
Na disputa para uma vaga de deputado federal o território potiguar teve grandes vencedores, mas também nomes pouco conhecidos. Por exemplo, o deputado eleito Walter Alves foi o mais votado em 29 cidades. O também eleito Benes Leocádio foi o mais votado para o cargo em 20.
Mas o candidato José Agripino venceu em 13 municípios, e nem assim conseguiu entrar no seleto grupo de oito representantes. Mas você já ouviu falar em ‘Clebão de São Miguel’ ou ‘Professor Nicolau’? Eles foram os mais votados em São Miguel e Carnaubais.
Quando analisamos o partido – um candidato do MDB foi o mais votado em 31 cidades. O PTC em outras 20 e o PP em 18.
Assembleia Legislativa
A vaga no parlamento estadual é ainda mais disputada. Mesmo assim, nomes tradicionais foram os mais votados em muitas cidades. Ezequiel foi o deputado estadual mais votado em 13 cidades. Tomba Farias foi o mais votado em 12, e Raimundo Fernandes, Nelter Queiroz e Galeno Torquato em 11 municípios.
Mas enquanto Francisco do PT, Ubaldo e Kelps foram os mais votados em uma cidade cada e conquistaram uma vaga, Adjuto Dias, por exemplo, foi o mais votado em cinco e não foi eleito.
Quando analisamos os partidos, o grande vencedor foi o PSDB. O partido teve o candidato mais votado em 56 municípios. O MDB teve o primeiro em 23, e o PSD em 22.