Com informações do Diário Político.
A campanha eleitoral propriamente dita – ou seja – com pedido expresso de voto, começa dia 16 deste mês de agosto, próxima terça-feira. Serão apenas 45 dias de corpo a corpo e comícios, num formato de tempo reduzido que não permite maior número de agendas dos candidatos pelos 167 municípios do RN.
Não existe fórmula de sucesso na internet, mas a haverá uma mobilização gigante dos que vão disputar os cargos no meio virtual. Cada vez mais as redes sociais serão utilizadas como ligação entre políticos e eleitores, tanto que no registro da candidatura é preciso informar as várias redes sociais dos candidatos.
Se a gente pegar os três principais candidatos ao governo do estado: Fátima Bezerra (PT), que busca reeleição, o Senador Styvenson (Podemos) e o ex-vice-governador Fábio Dantas (SD), a candidata petista tem cerca de 600 mil seguidores nas redes sociais registradas no Tribunal Superior Eleitoral. Styvenson tem em torno de 365 mil seguidores em três redes sociais e Fábio Dantas pouco mais de 36 mil seguidores nas redes registradas no TSE.
Facebook, Twitter, Instagram E TikTok são hoje os meios mais utilizados pelos políticos.
Até esta quinta-feira (11) o Senador Styvenson ainda não havia registrado sua candidatura no sistema da justiça eleitoral. Mesmo tendo dois perfis no Instagram, esta reportagem levou em consideração a conta onde Senador publica conteúdo político. O outro perfil tem postado a prestação de contas de seu mandato.
Portanto, no quadro atual, quem poderia falar para um maior público teoricamente, seria Fátima Bezerra. Fábio Dantas ainda meio que ‘engatinha’ no meio on-line. Styvenson possui grande influência nas redes e mesmo que não tenha mais seguidores que Fátima consegue levar sua mensagem com peso de engajamento.
Redes sociais – Twitter – Facebook – Instagram – TikTok
Fátima Bezerra: 159.9 mil – 168 mil – 210 mil – 78.7 mil
Fábio Dantas: 1.027 mil – 9.7 mil (perfil e página) – 25.9 mil – 145
Styvenson: 20.8 mil – 210 mil – 135 mil – x