Uma pesquisa realizada pelo Instituto DataSenado mostra que boa parte dos eleitores brasileiros não está satisfeita com a atual situação do Brasil. O levantamento ouviu 5850 pessoas e realizou15 grupos focais com eleitores das 5 regiões do país. Os dados mostram, por exemplo, que 62% dos entrevistados têm hoje vergonha do Brasil. Entre os jovens com até 29 anos, esse percentual chega a 70%.
O levantamento revela também que o tema corrupção pode ser decisivo para escolha dos candidatos nas próximas eleições. Para 38% dos entrevistados combater a corrupção é ação mais importante na hora de escolher um candidato ao Senado. Em segundo lugar está a capacidade de cuidar bem do Estado, defendido como prioridade por 29% dos brasileiros entrevistados.
A pesquisa mostra ainda que em algumas questões, as respostas não se complementam. Se por um lado, oito em cada dez brasileiros afirmam acompanhar o que está sendo debatido no Senado, a maioria, 58%, não lembra em quem votou nas últimas eleições e 84% afirmam não seguir parlamentares nas redes sociais. O tema religião também foi abordado. Para 40% dos entrevistados a religião influência nas escolhas políticas, porém, a maioria, 52%, acredita que não é bom para o País ter líderes religiosos em cargos políticos.
O Instituto DataSenado realiza levantamentos de opinião pública desde 2005 por meio de pesquisas e análises sobre temas que estão em discussão no Congresso Nacional. Outros temas como fakes News e uso de redes sociais também foram abordados.