A Petrobras informou que recebeu nesta sexta-feira (13), do Ministério de Minas e Energia, a confirmação do senador do Rio Grande do Norte Jean Paul Prates (PT) como indicado para exercer a Presidência da estatal. O ofício foi recebido ontem (12) pela empresa, segundo nota divulgada à imprensa.
De acordo com a Petrobras, o ofício informa que a indicação de Prates foi aprovada pela Casa Civil da Presidência da República. Agora, o nome do senador precisa ser aprovado pelo Conselho de Administração da empresa e referendado pela Assembleia Geral dos Acionistas.
Prates foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 30 de dezembro de 2022, mas seu nome já vinha sendo cotado antes do anúncio oficial. Durante a transição do governo, Prates foi coordenador de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e chegou a dar declarações sobre o futuro da Petrobras.
Prates foi eleito como primeiro suplente da atual governadora do RN, Fátima Bezerra, em 2014. Ele assumiu o cargo no Senado Federal em janeiro de 2019, depois que a titular renunciou para assumir o governo do estado. Seu mandato como senador se encerra em 31 de janeiro deste ano.
A Presidência da Petrobras está sendo ocupada interinamente por João Henrique Rittershaussen desde 4 de janeiro deste ano, quando o então presidente, Caio Paes de Andrade, renunciou ao cargo.