Inaugurado em dezembro de 2016 o Albergue de Mossoró (ALBEM) já atendeu mais de 3.600 pessoas de Mossoró e região. Segundo Edison Olveira, diretor do ALBEM, a instituição atende diariamente cerca de 20 pessoas contudo tem capacidade para mais que duplicar o atendimento.
“As pessoas assistidas são acompanhantes de pacientes hospitalizados da rede SUS, que moram outras cidades ou na zona rural de Mossoró, que chegam através do serviço social do hospital e ficam abrigadas pelo tempo que precisarem. Já passaram pela instituição pessoas de 110 cidades do estado, quase 70% do Rio Grande do Norte, além de albergados de outras 70 cidades de 17 estados diferentes e do Distrito Federal”, destaca.
No ALBEM, além de abrigo, acomodação, três refeições diárias e lanche, os acompanhantes também recebem acolhimento, atendimento humanizado e palavras de conforto. Todo o serviço, oferecido 24h por dia, todos os dias do ano, gera diversas necessidades para continuar em funcionamento, sendo prioritário assegurar a alimentação dos albergados.
O ALBEM não tem recursos próprios e todo o trabalho é mantido 80% por doações e 20% por recursos públicos, que não repassados com regularidade mensal. “Essa luta é diária, é mensal, mas vem sendo vencida pelo esforço da equipe envolvida, pela confiança grandiosa em Deus, e pela generosidade das pessoas de bem da nossa querida Mossoró, que nos ajudam permanentemente”, diz Edson Oliveira.
Este ano a instituição receberá a ajuda da Feira Bazar da Vida que irá destinar o valor de 10% das vendas para o ALBEM e para o Instituto Amantino Câmara. O evento acontece de 25 a 27 de agosto deste ano, das 10h às 20h, no Garbos Recepções. Ao todo, 22 expositores de diversos seguimentos irão ofertas produtos novos a preço de bazar, com até 70% de desconto do preço original.