A cabelereira Larisse Oliveira, moradora de Apodi/RN, estava em casa olhando o instagram na manhã de ontem (24), quando viu um post de uma amiga oferecendo uma oportunidade de ganhar dinheiro fácil. Bastava investir um valor em um sistema de ‘robozinho do pix’, que ela ganharia um retorno com um valor maior.
Como acreditava estar falando com a amiga, Larisse confiou e transferiu R$ 350 via Pix para a conta indicada. Para ter o dinheiro de volta, a condição era gravar um vídeo falando que o investimento funcionava. Assim que a cabelereira enviou a gravação, perdeu o acesso da sua conta do instagram e descobriu que tudo na verdade se tratava de um golpe.
O esquema dos golpistas funciona da seguinte forma: eles usam contas de instagram hackeadas para oferecer o investimento, com promessa de retorno de dinheiro. Por achar ser alguém conhecido, as pessoas transferem o valor, e logo em seguida têm a sua conta hackeada. Os golpistas começam então a aplicar o golpe, dessa vez com os seguidores da nova vítima. De acordo com Larisse, cerca de sete amigos dela também caíram no golpe.
“Quando eu enviei esse vídeo pra eles , de repente eles hackearam meu Instagram. E já começaram a postar a fazer montagem com minha foto. Estão falando com todo mundo, com todos os meus seguidores. Falando com as pessoas, dizendo que é verdade, se passando por mim”, conta Larisse.
Larisse foi até a delegacia e registrou um Boletim de Ocorrência, mas não conseguiu recuperar nem o dinheiro, nem o perfil da rede social. Apesar de ter sido vítima, ela está sendo ameaçada pelas pessoas que estão sendo enganadas pelos golpistas através do instagram dela. “Muita gente falando comigo dizendo que caiu no golpe. Que quer que eu devolva o dinheiro, dizendo que vai me processar, que vai dar parte de mim, que foi do meu Instagram. Eu caí também no Instagram de duas pessoas. Eu fui uma vítima e estão acabando minha vida por conta disso”, desabafa a cabelereira.
Mesmo após a denúncia, os golpistas seguem usando instagram dela para roubar dinheiro de mais pessoas. Confira os posts fakes feitos pelos criminosos: