As primeiras 4 horas de votação deste segundo turno das eleições 2022 foram marcadas pela tranquilidade em diversos locais de votação em vários municípios da região Oeste. Cidades como Apodi/RN e Felipe Guerra/RN, por exemplo, não registraram problemas graves em nenhum dos pontos de votação.
“Nos locais por onde andei estava tudo muito normal. Pouca fila e a votação é rápida. Tomara que termine assim”, comentou um mototaxista que aguardava uma passageira em um dos locais de votação de Apodi.
A cidade de Felipe Guerra também registrou votação rápida na manhã deste domingo. As filas, em sua maioria, eram pequenas e os eleitores não demoraram nos locais de votação.
“Foi bem ligeiro, cheguei e já entrei para votar”, disse o aposentado João Cardoso de Felipe Guerra.
O TCM Noticia também conversou com Thiago Capistrano, Chefe de Cartório da 35ª Zona, que compreende as cidades de Apodi, Felipe Guerra, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes e Itaú. “Rápido e tranquilo”, resumiu ele sobre as votações.
A cidade de Assú/RN também registra tranquilidade e os eleitores não têm enfrentado problemas para votar. Ao contrário do que ocorreu o primeiro, quando longas filas geravam esperas de mais de uma hora.
Em todo Estado
No boletim divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), até as 12h, foram registradas 51 ocorrências nas eleições do Rio Grande do Norte. Foram computadas a substituição de 30 urnas eletrônicas, 2 recargas, 12 reinicializações, 2 trocas de módulo impressor e 1 uso da bateria interna, além de 4 outras soluções não específicas.
Segundo o Tribunal, os problemas detectados que motivaram as soluções em geral foram: 27 falhas de funcionamento de hardware, 3 de bateria, 11 do terminal do eleitor, 3 de biometria, 4 relacionadas ao terminal do mesário e 1 de impressora, além de 2 motivos considerados “diversos”.
Até as 12h, portanto, os problemas de urna eletrônica identificados somaram 0,66%, dentro ainda das estatísticas de normalidade do processo de votação projetadas pelo Tribunal Superior Eleitoral.