O Estádio Manoel Leonardo Nogueira, mais conhecido como Nogueirão, foi inaugurado em 4 de junho de 1967 – ou seja – está prestes a completar 56 anos. E depois de tantas glórias, talvez esteja mais perto de pendurar as chuteiras.
O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, anunciou em encontro com a imprensa na manhã desta quarta-feira (17) que começou o debate com o Ministério Público sobre a cessão do atual estádio para a iniciativa privada em troca de um novo estádio. “O Ministério Público já está nesta discussão, e vamos buscar na Câmara de vereadores para participar do debate”, esclareceu Allyson Bezerra.
A proposta da prefeitura é deixar toda a parte burocrática e jurídica pronta para receber propostas para a troca do atual terreno por um novo estádio. A ideia inicial é receber em troca uma arena multiuso com capacidade para 15 mil pessoas.
“É de nosso interesse ter este chamamento público. Nossa intenção é analisar as propostas do que vai ser posto na mesa. Queremos um estádio do jeito que Mossoró merece. Com pelo menos 15 mil lugares, e além disso, um estádio que seja uma arena, para que a gente possa usar não só para o futebol profissional”, explicou a secretária de esporte, Larissa Maciel.
Segundo a secretária de esportes, até que se viabilize este novo equipamento, a segurança do estádio será garantida pela prefeitura. “Enquanto a permuta na prática ainda não existe, seguiremos com nosso trabalho árduo. Conseguimos renovar os laudos com elogios do Corpo de Bombeiros, e eles estão garantidos até maio do próximo ano”.
A proposta pode ser viável por causa da localização do estádio. O Estádio, de propriedade da Prefeitura Municipal de Mossoró, está localizado à Rua João da Escóssia, no Bairro Nova Betânia. Este é atualmente o metro quadrado mais caro da cidade.
O empresário Jorge do Rosário, ligado ao futebol e ao setor da construção civil, lembrou que esta não é a primeira tentativa de permuta pela área. “Vejo como uma boa solução para Mossoró ter um estádio que atenda todas as exigências de segurança, acessibilidade, etc. O município demonstra há muito tempo não ter vontade política e/ou capacidade para viabilizar recursos públicos para esse fim”, afirmou o empresário.
Valores da negociação
Segundo alguns empresários do ramo da construção civil, se a negociação envolver toda a área do estádio seriam 40.000 m2 de área. E nesta região, o terreno vale mais de R$ 30 milhões.
Situação Perigosa
Hoje o estádio tem capacidade bem menor do que quando foi inaugurado. As interdições constantes, deixaram o estádio com capacidade máxima para 4 mil pessoas. Muito distante do recorde de público de 18.063 pessoas para ver Flamengo e Baraúnas em 1985. Durante o anúncio da proposta de permuta, o prefeito chegou a dizer que 70% do estádio está condenado.
No ano passado, durante um jogo de futebol amador, um pedaço da arquibancada cedeu onde tradicionalmente fica a torcida do Baraúnas. O torcedor de Serra do Mel chegou a ficar levemente ferido.
Estádios na região
O Estádio Municipal Governador Virgílio Távora, o Mirandão, fica localizado na cidade do Crato (Ceará) tendo capacidade para 5000 espectadores.
A Arena Mauro Sampaio, conhecido como Romeirão, é um estádio e arena multiuso de futebol localizado em Juazeiro do Norte (Ceará), e tem capacidade para 16.000 pessoas.
O Estádio Municipal Olímpico Horácio Domingos de Sousa, ou Domingão, localiza-se na cidade de Horizonte (Ceará) tem capacidade para 10.500 espectadores.
O Estádio Governador Ernani Sátyro, conhecido por Amigão, é um estádio multiuso em Campina Grande e tem capacidade para 35 mil torcedores.
Você precisa fazer login para comentar.