Por Junior Ribeiro.
O sensei Raphael Keisuke terá um desafio internacional pela frente. Único atleta representante do Rio Grande do Norte no Campeonato Sul-Americano de Judô entre veteranos, o judoca viaja para Guayaquil no final do mês. E o objetivo é um só: conquistar a medalha.
“A minha expectativa é trazer uma medalha para o Brasil e para o nosso Estado, tenho me dedicado muito, desde o início do ano, tanto na parte física, quanto na parte técnica e emocional. Como resolvi descer de categoria, então a competição já começou faz tempo para mim. A luta para conseguir manter o peso, com o corre corre do dia a dia, e os finais de semana em família, tem que manter a disciplina oriental”, destacou o judoca de 44 anos.
Raphael realizou uma rifa para custear as despesas da viagem internacional. O prêmio é uma camisa do Flamengo autografada pelo elenco de 2022. Com a meta alcançada, agora o foco é dentro do tatame, na preparação para as lutas na categoria até 66kg.
“Há mais de 20 anos que eu lutava até 73 kg, e neste ano, desde que resolvi começar os treinos para o sul-americano, baixei para menos de 66 kg. Para quem tem 44 anos não é nada fácil manter”, disse o judoca natural do Rio de Janeiro e radicado no RN há três décadas.
O Sul-Americano na cidade de Guayaquil acontecerá nos dias 28 e 29 de junho: “Será um grande evento onde os veteranos sul-americanos poderão rever os amigos, e poder compartilhar aquele passado do esporte nos dias atuais e saber que mesmo veteranos podemos praticar o judô, que além de ser um esporte é um estilo de vida”.
Keisuke valorizou sua participação na categoria veterana M3: “Responsabilidade não é apenas estadual, sou um representante federal, abrindo os leques para outros amigos veteranos que queiram voltar ou aqueles que desejam entrar para o esporte seja como estilo de vida e/ou competitivo. É sem dúvida uma realização e um grande prazer poder participar e representar nossa querida pátria”.