O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 é neste domingo, 12 de novembro e, para evitar contratempos significativos, o participante deve estar atento a alguns aspectos relevantes.
A aplicação segue o horário de Brasília. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. As provas começam a ser aplicadas às 13h30 e acabam às 18h30 (meia hora mais cedo em relação ao primeiro domingo). As disciplinas serão de ciências da natureza e matemática.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), documentos digitais podem ser apresentados. A identificação deve ser feita com e-Título, Carteira Nacional de Habilitação ou RG digitais, nos respectivos aplicativos oficiais – capturas de tela não serão aceitas. É fundamental apresentar documento de identificação oficial com foto.
O participante impossibilitado de apresentar o documento por motivo de extravio, perda, furto ou roubo pode realizar as provas desde que apresente boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame (5 de novembro). A pessoa também precisa fazer a identificação especial, no local de prova, feita por meio de uma coleta de informações pessoais.
A prova deve ser respondida com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Os participantes com atendimento especializado para transtorno do espectro autista podem utilizar caneta em material transparente com tinta colorida, exclusivamente, nas marcações do Caderno de Questões. O Cartão-Resposta, contudo, deve ser preenchido com caneta de tinta preta.
Não é permitido o uso de qualquer equipamento eletrônico. Esses itens devem ser guardados, desligados, no envelope porta-objetos, antes de entrar no local de aplicação. O envelope deve ser mantido debaixo da carteira, lacrado e identificado, durante toda a permanência do estudante no local de provas.
Ao ingressar na sala, também devem ser guardados no envelope: óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); caneta de material não transparente ou qualquer outro material de papelaria, assim como qualquer outro material estranho à realização do exame.
Com informações do Governo Federal.