Em colaboração com Emanuela de Sousa
Crocante por fora e macio por dentro, o “morango do amor” ganhou fama nas redes sociais e tem gerado lucro para as docerias. Trata-se de um doce que segue a mesma lógica da tradicional maçã do amor.
O doce virou trend e tem viralizado no TikTok, Reels e diversos vídeos compartilhados diariamente. Não demorou para a tendência alcançar o gosto dos mossoroenses.
Olhando de longe, parece ter um filtro na imagem, o brilho, o contorno da fruta, faz com que o doce pareça uma joia. Talvez essa apresentação “classuda” seja o que tem despertado o interesse dos criadores de conteúdo e, consequentemente, dos consumidores.
Morango do amor invade as docerias de Mossoró
A confeiteira Lú Soares viu a ideia nas redes e resolveu testar. O resultado foi promissor. “A gente começou a acompanhar no Instagram, mas não achávamos que fosse chegar logo aqui. Fui fazendo uns testes para acertar o ponto e, de repente, surgiu a demanda, a procura”, conta.
Desse jeito, uma onda de amor invadiu a cozinha de Lú, que passou a fabricar os doces a partir do morango, brigadeiro de ninho e calda de açúcar. Os doces são comercializados pelo valor de 10 reais, mas em Mossoró, a média de preço está em torno de 15 reais.
Lú tem vendido uma média de 100 morangos crocantes por dia, o que representa um crescimento nas vendas, uma vez que, geralmente, quando o consumidor pede um produto, tem a oportunidade de conhecer outros.
Tradição ou tendência passageira?
Morango do amor, doce do amor, apesar da relação entre a maçã e o período junino, a repercussão que o “novo” doce tem encontrado se concentra já no período de julho. Na plataforma Google Trends, que mostra quais pesquisas estão em alta no buscador, o interesse dos usuários começou a crescer a partir do dia 1 deste mês.
É difícil precisar a origem desse interesse, mas basta uma visita a aplicativos como Instagram e TikTok para encontrar vídeos do morango do amor com receitas, pessoas provando e até memes de quem tentou fazer o doce e não obteve êxito.
Como diversas outras tendências que surgem corriqueiramente nas redes sociais, a nova receita está em alta ultimamente, mas resta espera para descobrirmos se o doce vai se tornar tradição ou é só mais uma onda de internet quer vai passar e acabar sendo esquecida.