O ministro da Educação, Camilo Santana, estará em Mossoró nesta sexta-feira (29), a convite do reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), professor Rodrigo Codes. A informação foi confirmada pela assessoria da universidade.
Santana participará da Assembleia Universitária em comemoração aos 20 anos da instituição, marcada para as 19h, no Requinte Buffet. Esta será a primeira visita do ministro a Mossoró desde que assumiu a pasta.
Há duas décadas, a Escola Superior de Agricultura de Mossoró (Esam) foi transformada em Ufersa, por meio da Lei 11.155, sancionada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, em 2005.
A solenidade será presidida pelo reitor Rodrigo Codes, ladeado do ministro Camilo Santana, que fará sua primeira agenda oficial na cidade de Mossoró, e da governadora Fátima Bezerra. A solenidade marca a entrega das honrarias outorgadas pelo Conselho Universitário, instância máxima da Ufersa, que concede Título de Doutora Honoris Causa à senhora Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Outros servidores da casa também serão agraciados na ocasião. O título de “Professor Emérito” será entregue ao professor aposentado José Espínola Sobrinho e a medalha “Professor Jerônimo Vingt-Un Rosado Maia” à professora Isaura Amélia Rosado de Souza.
Já para receber o Diploma de Mérito Administrativo, o Conselho Superior destacou nomes ligados ao processo de transição, consolidação e expansão da universidade. Serão agraciados os servidores técnicos Antônio Aldemir Fernandes Lemos, indicado pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, e Marcus Vinícius Rocha Herculano, indicado pelas pró-reitorias de Administração e Gestão de Pessoas. O terceiro nome é o do professor Josivan Barbosa, último diretor da ESAM e primeiro reitor da Ufersa.
Para o reitor, a Assembleia Universitária será o coroamento de uma série de programação que tem valorizado a trajetória de servidores e unidades acadêmicas e administrativas na construção da instituição. “Estamos celebrando 20 anos de transformação da Ufersa, com o legado de mais 38 anos de ESAM, ou seja, uma trajetória consolidada na pareceria e cooperação pelo desenvolvimento do Rio Grande do Norte e do Semiárido Brasileiro”, declarou Rodrigo Codes.


















































