No último sábado (20), o 3º Grupamento de Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte fez alerta à população acerca da presença de caravelas-portuguesas em Tibau/RN.
Segundo o Grupamento, as caravelas foram encontradas, na manhã do último sábado, após uma ronda de prevenção na praia de Tibau. “Elas chamam a atenção pelas cores vibrantes (tons de azul, roxo e rosa), mas escondem um grande perigo”, orienta o Corpo de Bombeiros.
O Grupamento explicou que as caravelas possuem tentáculos que podem chegar a vários metros de comprimento. “Mesmo quando estão na areia e parecem ‘mortas’, elas continuam liberando toxinas que causam queimaduras severas, dor intensa e, em casos raros, reações alérgicas graves”, detalhou.
O Corpo de Bombeiros ressaltou ainda a importância de redobrar a atenção com as crianças. “Para os pequenos, a caravela parece uma ‘bexiga’ ou um ‘saquinho azul’ brilhante. Elas são as principais vítimas pela curiosidade. Instrua as crianças a não tocarem em nada desconhecido na areia”, salientou.
O CBMRN listou uma série de orientações para orientar a população sobre como proceder em caso de encontrar caravelas-portuguesas ou ter sofrido queimadura em virtude do contato. Confira:
O QUE FAZER SE ENCONTRAR UMA CARAVELA:
* Não toque, mantenha distância, mesmo que ela esteja longe da água
* Avise os guardas-vidas; os bombeiros já estão monitorando a costa
* Afaste os animais de estimação; eles também podem se queimar seriamente
TOCOU E SOFREU UMA QUEIMADURA:
* Nunca use água doce: isso faz o veneno se espalhar mais rápido
* Use água do mar. Lave abundantemente com a própria água do mar
* Vinagre: se possível, banhe o local com vinagre para neutralizar a toxina
* Procure ajuda médica. Em caso de dor persistente, falta de ar ou mal-estar, vá imediatamente ao posto de saúde ou procure os guardas-vidas.




















































