De acordo com a Companhia Neoenergia Cosern, abalroamento é a colisão capaz de comprometer um poste, provocando interrupção no fornecimento de energia elétrica. É também uma das principais preocupações por parte da concessionária, já que o número de acidentes vem crescendo nos últimos anos aqui no Rio Grande do Norte, inclusive em Mossoró.
Segundo Elvis Lopes, engenheiro eletricista da Cosern, todo o Rio Grande do Norte tem uma base de 120 agarramentos, uma média de dez abalroamentos por mês – quando distribuídos para todo o Estado.
“Mossoró tem um número bem significativo, perto da casa dos dez abalroamentos. Quando a gente vê a dimensão do Estado e apenas o município com a média de dez abalroamentos, é um número bem elevado”, comenta.
O engenheiro frisa que mesmo com equipes preparadas e treinadas para resolver as ocorrências, é preciso que a população tenha cuidado em relação à rede elétrica.
“A nossa rede é material, a gente faz a reposição; tem a equipe preparada e pronta para fazer essas substituições de poste e obra, mas fica um cuidado da comunidade”, diz. Ele ainda explica que além de substituir os postes, as equipes precisam reconstruir a rede elétrica que foi destruída por causa do acidente.
“Ao vivenciar ou presenciar situações como essa, é preciso adotar as seguintes medidas: sempre ter cuidado a mais durante a direção, sempre direção defensiva. Em caso de encontrar cabo caído ao chão, não se aproximar, entrar em contato com o número 116”, finaliza.