Caranguejo-uçá inicia período de reprodução. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) emitiu o alerta sobre a proteção da espécie durante o período de defeso, que iniciou no último domingo (22).
O caranguejo-uçá é um dos animais mais importantes da fauna do ecossistema de manguezal. Nas épocas de reprodução, os caranguejos saem das tocas e andam sobre a lama com o intuito de se reproduzir. O comportamento é apelidado de “andada”, e nesses períodos, é proibida a captura do animal para que a espécie possa ser preservada.
Segundo a supervisora, Iracy Wanderley, “se não houver o período de defeso, as espécies estariam mais vulneráveis à pesca predatória, reduzindo o número de indivíduos e comprometendo a perpetuação do caranguejo-uçá.”
Durante esse período, ocorrem as competições entre os machos por causa das fêmeas. Após a fecundação, sobem nas raízes e troncos para liberar os ovos, que ficam presos ao abdômen. Nesse período, a coleta predatória pode causar grave prejuízo à população de caranguejos e torná-los um recurso pesqueiro escasso.
Período de defeso:
1º período: 22 a 27 de janeiro
2º período: 21 a 26 de fevereiro
3º período: 22 a 27 de março