O Governo do Rio Grande do Norte ressaltou a importância do avanço das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), com o início dos testes do primeiro trecho do Ramal do Apodi, realizado pelo Governo Federal nesta terça-feira (22), na Paraíba. A água do Rio São Francisco foi liberada da Barragem de Caiçara e percorreu o trajeto até o Rápido Arruído, com o objetivo de verificar a funcionalidade das estruturas recém-construídas. Essa obra é crucial para garantir a segurança hídrica no estado.
O Ramal do Apodi, parte do Novo PAC, inicia na estrutura de controle da Barragem de Caiçara, na Paraíba, e tem capacidade para transportar uma vazão de 40 m³/s (metros cúbicos por segundo). Com uma extensão de 115,5 km, a obra atravessa os estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, alcançando o reservatório da Barragem de Angicos, em José da Penha. Ao todo, 54 cidades serão atendidas, beneficiando cerca de 750 mil pessoas.
Segundo o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do RN, Paulo Varella, este é um momento significativo, pois marca os primeiros testes dos primeiros quilômetros do canal. “Está previsto que as águas cheguem ao nosso estado em outubro de 2025. Os serviços estão avançando rapidamente, com 65% da obra concluída. O Túnel Major Sales, a parte final da obra, também está quase pronto”, afirmou.
O Ramal do Apodi permitirá que as águas do São Francisco ingressem no Rio Grande do Norte pelo rio Apodi. “Temos duas entradas no Eixo Norte, aqui no RN: uma pela bacia do rio Piancó-Piranhas-Açu e outra pela bacia do rio Apodi-Mossoró”, explicou Varella. O secretário também destacou os desafios internos no estado, informando que o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) estão colaborando com o Governo do RN para recuperar os açudes de Angicos, Pau dos Ferros e Santa Cruz, que receberão as águas do PISF.
No quilômetro 30 do Ramal do Apodi, está sendo construída a bifurcação para o Ramal do Salgado, que seguirá para o Ceará. A partir desse ponto, metade da vazão seguirá em direção ao Túnel Major Sales, adentrando o RN e chegando ao Açude de Angicos, à Barragem de Pau dos Ferros e depois à Barragem de Santa Cruz. “Após essa bifurcação, o Ramal será exclusivo para o RN, com capacidade para transportar 20 m³/s. Essa será a rota da água que será distribuída e utilizada para nosso desenvolvimento. As obras estão em ritmo acelerado, e nossa previsão é que em outubro de 2025 as águas cheguem ao Rio Grande do Norte”, concluiu o secretário Paulo Varella, da SEMARH.
Atualmente, o Ramal do Apodi está em execução, com um avanço físico de cerca de 65% das obras totais, e um investimento previsto de aproximadamente R$ 1,7 bilhão pelo Governo Federal.
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