Por Alexandre Fonseca
Aos 19 anos, Hemerson Silva está construindo um caminho no atletismo mossoroense. Ele é a prova de que o acesso à educação esportiva ainda na infância/adolescência, pode gerar grandes modificações no futuro de um indivíduo. Crescido na Zona Rural de Mossoró, o futuro atleta, ao ingressar na rede estadual de ensino, teve uma oportunidade no esporte e agarrou. “A corrida começou na minha vida graças a escola, o meu professor Claudécio chegou com um projeto de atletismo e entrei”, relembra.
“Iniciamos um trabalho com o atletismo e o Hemerson foi se destacando nos jogos escolares, já conquistando vaga para a fase final em Natal. Em 2023, ele terminou o ensino médio e continuamos o trabalho”, explica Claudécio Almeida, seu professor. O jovem foi se destacando entre os colegas e atualmente, considera estar correndo entre os melhores da modalidade.
Hemerson Silva correndo em Mossoró/RN. Fotos: Alexandre Fonseca.
Essa constatação, vem após um ano de muito aprendizado. Silva completou 12 meses fazendo parte da equipe de uma assessoria esportiva de Mossoró/RN. Uma consultoria que nasceu de uma parceria, com capacidade de alterar a sua visão e desenvolvimento no esporte. “A principal qualidade do Hemerson é o seu desejo em evoluir. Isso faz dele um rapaz dedicado e com foco. Mesmo trabalhando, segue treinando e buscando seus objetivos. Na assessoria, ele ganhou volume de treino, era um atleta velocista. Hoje é fundista, fazendo provas de 5 e 10 quilômetros e em breve, meia maratona. Tem talento para se tornar um atleta de alto nível. Falo pra ele que estude, para que possa ter um futuro melhor”, orienta Bambino, seu treinador.
“Um ano treinando com planilhas e mudou tudo! Foi o ponto crucial da minha evolução como atleta, pois, antes treinava errado”, afirma Silva. Agora, o corredor está registrado na Federação Norte Riograndense de Atletismo e na Confederação Brasileira de Atletismo (FNA/CBAT). “O federamos e em parceria com o professor Bambino, ele vem fazendo sua trajetória de evolução. Hemerson é um rapaz educado, resiliente, persistente e dedicado. Que através do atletismo, seja possível aprender conceitos, desenvolver suas habilidades físicas e sociais. Que ele possa servir de exemplo aos outros e consiga ser um atleta olímpico”, deseja Claudécio.
Hemerson Silva correndo em Mossoró/RN. Fotos: Alexandre Fonseca.
Conquistas e desafios
Em números exatos, até o fechamento desta reportagem, Silva possui 32 medalhas e 11 troféus. Uma das suas primeiras conquistas, foi em 2020, participando da etapa mossoroense do “Circuito Sesc de Corrida”. No sábado, 21 de setembro de 2024, correu a sua mais recente prova, a “Meia Maratona do Sol”, realizada na capital do Rio Grande do Norte, Natal, reunindo mais de 12 mil pessoas. No ranking geral, se classificou na oitava posição, atingindo 5 quilômetros em 17 minutos e 15 segundos. “Foi a primeira vez que fiz uma prova daquele nível, prova espetacular, maravilhosa”, avalia.
Sua melhor marca foi alcançada na edição 2024 da “Corrida da Liberdade” em Mossoró, fechando a prova com apenas 16 minutos e 30 segundos, na categoria de 5 quilômetros. “Um tempo incrível para mim. O sinal de que os treinos estão dando certo e que a evolução está acontecendo”, comemora.
Troféus e medalhas conquistadas por Hemerson Silva. Fotos: Alexandre Fonseca.
Sobre os troféus, comenta com felicidade da sua participação na edição 2023 da “Rota do Sol Nascente”, prova de revezamento, promovida de Mossoró até Tibau/RN. “Corri 5 quilômetros na areia. Foi a partir dessa corrida que criei mais prazer em treinar para melhorar meu desempenho e coloquei na minha cabeça o objetivo de subir no pódio nas outras que viriam”, conta. No dia 19 de outubro, irá integrar o quadro de atletas da edição 2024 do “Circuito Sesc de Corrida” na etapa de Mossoró, o que já lhe garantirá mais uma medalha para a sua parede de vitórias.
Quando o assunto é obstáculo, Silva é muito pontual em suas palavras. “Nem tudo é mil maravilhas como algumas pessoas pensam. O meu principal desafio é o tempo! O atleta não só treina, também trabalha, porque não dá pra viver somente da corrida. Assim, sempre terei o plano B, sempre trabalhar. Minha intenção é conciliar trabalho e esporte”, revela.
Para treinar e participar de competições, o corredor, que também é frentista, precisa de liberação do local de trabalho e tem encontrado apoio do seu chefe. “Quando tem competição, a gente sempre busca uma maneira dele ficar de folga, mesmo que caia em uma escala de trabalho, a gente dá um jeito. Tento fazer uma parceria profissional dessa forma. Como atleta, ele vem se destacando, por isso, estamos o apoiando da maneira que conseguimos. Desejamos que venham muitas vitórias. Acredito que ele ainda vai crescer muito no Brasil e no mundo”, destaca Jefferson Silva, seu gerente.
Top 3 do Hemerson Silva e futuro
Pedimos para Hemerson Silva criar um ranking das provas mais significativas. Em terceiro lugar, escolheu a “Rota do Sol Nascente” de 2024, correndo 10 quilômetros. Em segundo, a edição 2024 da “Corrida da Liberdade”, atingindo o seu recorde pessoal e em primeiro lugar, definiu a “Meia Maratona do Sol”, que segundo ele, foi uma das melhores provas das quais já teve a oportunidade de correr.
Hemerson Silva com seus troféus e suas medalhas. Fotos: Alexandre Fonseca.
As orientações e assistências que recebeu e ainda recebe no percurso, foram definitivas para o seu desenvolvimento. O jovem que iniciou no esporte aos 17 anos, hoje, está prosperando em uma trajetória de ascensão, reconhecendo aqueles que te ajudaram no caminho. “Eu agradeço sempre o apoio do meu primeiro professor, Claudécio Almeida, meu treinador Bambino, meu irmão, família, do pessoal do trabalho e do meu gerente, que me libera pra conseguir competir”, pontua.
“Apoiar meu irmão nessa jornada tem sido muito gratificante. Vejo o grande esforço dele, apesar das dificuldades. Hemerson é um grande atleta, com bastante disciplina, tem seriedade no esporte e um homem batalhador. Desejo muito sucesso, conquistas e que realize todos os seus sonhos”, felicita Heverton Silva, o seu irmão.
“A corrida para mim, é paixão, vale a pena por ser algo que eu gosto de fazer. Agora, eu tenho o sonho em um dia chegar nos campeonatos brasileiros. Quero ser campeão estadual, ser campeão norte/nordeste, chegar entre os primeiros do Brasil e quem sabe um dia, lá no futuro, representar o país internacionalmente”, almeja. “E para aqueles que pensam em iniciar a prática da modalidade, digo que comecem. O primeiro passo é sempre importante, para tudo na vida, então, tenha disciplina, motivação, que você vai conseguir”, conclui.
Hemerson Silva, atleta mossoroense. Vídeo: Alexandre Fonseca.
Você precisa fazer login para comentar.