O Corpo de Bombeiros em Mossoró/RN ganhou reforço e agora conta com uma cadela da raça Australian Cattle Dog. Ariel, como foi batizada, será treinada para participar de operações e acompanhar a corporação. A história da mais nova integrante começa no Rio de Janeiro em meio a maior tragédia da cidade de Petrópolis.
No 15 de fevereiro deste ano, fortes chuvas causaram uma série de deslizamentos no Município, deixando 233 pessoas mortas e mais de 600 desabrigadas. Quatro militares do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte foram enviados para Petrópolis. A dona de um canil da cidade viu a importância do trabalho dos cães nas buscas e decidiu presentear os Bombeiros com filhotes.
“Foi coisa do destino mesmo, a gente estava com uma ninhada na fase de desmame, que poderia ser doada, aliás, a primeira ninhada do canil. E aí veio a ideia, em forma de agradecimento, de doar para as pessoas que vieram aqui ajudar”, explica Raquel Kalile, dona do canil.
Foram dois filhotes doados ao Rio Grande do Norte, um para Natal/RN e Ariel para Mossoró/RN. Agora, a cadelinha será treinada para atuar nas operações da equipe. Os militares acreditam que o reforço fará diferença no dia a dia da corporação.
“Chegou e já começou o treinamento dela, ela vai ser um cão que vai atuar nas buscas de pessoas desaparecidas. (…) Vai ser uma ferramenta de grande valia para o Corpo de Bombeiros, muito importante”, disse o Sargento Monteiro.
O nome de origem da raça é Australian Cattle Dog, em tradução, cachorro de gado australiano. No Brasil, a raça é conhecia como Boiadeiro Australiano. Esses cães têm aparência única e são conhecidos por suas lindas cores de pelagem, inteligência e natureza enérgica.