O Hemocentro de Mossoró divulgou o funcionamento da unidade durante o período de fim de ano, reforçando o chamado à doação de sangue em um momento de aumento da demanda nos hospitais da região. Segundo a assistente social Micheline Fernandes, o atendimento nesta sexta-feira (26) ocorre normalmente, das 7h às 18h. No sábado, a unidade abre das 7h às 17h.
Na véspera de Ano Novo, terça-feira (31), o funcionamento será em horário reduzido, das 7h às 12h. No dia 1º de janeiro, feriado, o Hemocentro estará fechado. As atividades serão retomadas normalmente na sexta-feira (2) e no sábado (3), nos horários habituais.
A direção do Hemocentro reforça que uma única doação pode salvar até quatro vidas. Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e apresentar documento oficial com foto. O doador deve estar bem alimentado, hidratado, ter dormido bem na noite anterior e não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
Entre as restrições estão: estar gripado ou com doença contagiosa, uso de medicamentos que comprometam a saúde, histórico de hepatite após os 11 anos, cirurgias recentes ou exposição a situações de risco. Tatuagens, piercings ou micropigmentação impedem a doação por 12 meses. Já exames como endoscopia ou colonoscopia exigem um intervalo mínimo de seis meses.
As informações foram divulgadas pelo Hemocentro de Mossoró em suas redes sociais, com o apelo para que a população aproveite o período de funcionamento e ajude a manter os estoques de sangue em níveis seguros.




















































Você precisa fazer login para comentar.