Se você estiver no trânsito de Mossoró pode eventualmente encontrar raridades. A cidade tem hoje 189.161 veículos – entre carros, motos, caminhões, ônibus… Mas alguns chamam mais atenção.
É o caso da camionete que hoje está sob os cuidados do apaixonado por carros Marcelino Duarte. O carro foi fabricado em 1954, e é hoje um dos mais antigos da cidade. Segundo o Detran tem apenas seis veículos fabricados neste ano rodando por aqui.
Com tanto tempo de fabricação o veículo viveu grandes histórias de Mossoró. O carro chegou na cidade em 1969 comprado de um fazendeiro de São Tomé/RN. E a primeira função dele foi fazer campanha política, depois transportou cavalos para as vaquejadas da região, e serviu até para fazer manutenção de semáforos de trânsito.
“Meu pai quem comprou. Foi o primeiro carro a dar manutenção nos semáforos da cidade…e era bastante conhecida nas campanhas política do deputado Vingt Rosado”, afirmou o proprietário.
O carro foi modificado para as diversas funções, ganhou uma carroceria mais aberta para eventualmente transportar ração e material de construção. Até que Marcelino resolveu recuperar as características do Chevrolet original como homenagem ao pai.
Desde então são oito anos de trabalho, muito dinheiro investido, e um projeto ainda em construção.
“Eu não sei mensurar valores, mas já tem oito anos e ainda não foi concluída a restauração. Mas até lá participação de exibições e encontro de carros quando dá certo”.
Números
Hoje o Rio Grande do Norte tem 1.481.331 veículos – praticamente 1 carro para cada dois moradores. Mossoró tem 12,77% desta frota. O veículo mais antigo da cidade é de 1948 – um Jeep em ótimo estado, em posse de um outro colecionador de carros.
O ano de fabricação com mais carros na cidade é 2012. São 13.096 veículos deste ano, o que representa 15,11% da frota mossoroense.
Quando analisamos o tipo de veículo, Mossoró responde por 10,87% dos veículos, 28,37% dos caminhões trator e 38,58% dos ciclomotores do estado.
Você precisa fazer login para comentar.