Com informações da Uern
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) inicia nesta segunda-feira (9) mais uma edição da campanha Uern Sangue Bom, voltada ao incentivo à doação de sangue em Mossoró. A abertura oficial está marcada para 8h, no Hemocentro de Mossoró.
A mobilização ocorre às vésperas do Carnaval, período em que historicamente há redução no número de doadores, ao mesmo tempo em que cresce a procura por atendimentos hospitalares e transfusões. A campanha atende a um pedido do Hemocentro, que alerta para o risco de queda nos estoques.
Segundo a diretora de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida da Uern, Bianca Valente, o objetivo é reforçar o abastecimento de todos os tipos sanguíneos. “Nesse período próximo às festividades, o Hemocentro precisa de apoio para a reposição do estoque, de todos os tipos sanguíneos, uma vez que historicamente, as doações diminuem neste período devido aos festejos de Carnaval, enquanto a demanda aumenta”, informou.
A campanha é coordenada pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e mobiliza servidores efetivos, terceirizados e estudantes, além de incentivar a participação da comunidade externa.
A Uern informou que quem não puder comparecer nas mobilizações do chamado Dia D pode procurar o Hemocentro ao longo do mês para realizar a doação.
Entre os participantes já confirmados está o técnico-administrativo Flávio Ferreira, que relata ser doador desde os 18 anos. “Sou doador desde meus 18 anos. É muito gratificante saber que esse meu gesto pode salvar a vida de uma pessoa. Muitos deixam de doar por medo, mas não há razão para isso. O procedimento de doação é simples e seguro”, declarou.
O Hemocentro reforça que existem regras básicas para garantir a segurança do doador e do receptor. Para doar, é necessário:
- Ter entre 16 e 60 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados por responsável);
- Estar em boas condições de saúde;
- Apresentar documento oficial com foto;
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior;
- Estar alimentado e evitar alimentos gordurosos nas 3 horas anteriores à doação;
- Se a doação ocorrer após o almoço, aguardar duas horas;
- Não estar usando medicamentos que possam afetar a saúde;
- Não ter tido hepatite após os 11 anos;
- Não ter realizado cirurgia recente;
- Não ter feito tatuagem, piercing ou pigmentação nos últimos 12 meses;
- Não estar gripado ou com doença contagiosa;
- Não ter se exposto a situações de risco, como relação sexual sem preservativo ou uso de drogas;
- Não ter realizado endoscopia nos últimos 12 meses.
A campanha segue durante o mês com o objetivo de ampliar o número de doações e reduzir o risco de desabastecimento no Hemocentro de Mossoró.













































