Com a volta da realização das cirurgias eletivas nos hospitais aumentaram as doações de sangue no Hemocentro Regional de Mossoró. Contudo, os estoques de sangue ainda seguem em baixa. É o que conta Lenita Helena, assistente social do Hemocentro, em entrevista ao jornalismo TCM. De acordo com a assistente social a maioria das pessoas que procuram o Hemocentro para fazer as doações são direcionadas para pessoas que estão com cirurgias marcadas ou em tratamento.
“Nós estamos com um movimento significativo de doações em virtude da volta das cirurgias eletivas. Agradecemos a colaboração de todos que estão comparecendo e reforçamos a importância das doações voluntárias para manter os nossos estoques no banco de sangue”, destaca Lenita.
A assistente social convida ainda principalmente as pessoas que tem o tipo sanguíneo O negativo a fazer a sua doação de sangue, pois este é o tipo que sempre está em situação crítica.
Clique no vídeo e confira a matéria completa que foi ao ar no Jornal da Manhã, desta quarta (18).
Campanha incentiva doações de sangue no Estado
Para incentivar a doação e aumentar o número de bolsas de sangue disponíveis no Estado acontece desde segunda (16) a segunda etapa da campanha “Confirme Vida. Doe Sangue”. A ação é realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), em parceria com o Hemonorte.
“Doar sangue é ter a possibilidade de compartilhar o que temos de mais valioso: a vida. E para reforçar a importância da doação de sangue, sensibilizar novos doadores e fidelizar os que já existem, o TRE-RN está promovendo a campanha “Confirme Vida. Doe Sangue. Queremos incentivar não só os servidores da Justiça Eleitoral, mas também toda a população do Rio Grande do Norte”, disse o presidente do TRE-RN, desembargador Gilson Barbosa.
A campanha não é destinada apenas para os servidores do TRE-RN. A ideia é que toda a população, desde que cumpra os requisitos determinados, participe desta ação solidária. Haverá mobilização em cinco polos do estado em diferentes datas:
Em Mossoró, as doações podem ser feitas de 16 a 20 de maio no Hemocentro Regional de Mossoró (Rua Projetada, s/n. Bairro Aeroporto – Mossoró / RN. CEP: 59.611-100).
O Hemonorte é responsável por distribuir sangue e componentes para as Unidades de Saúde públicas, privadas e filantrópicas de todo o Rio Grande do Norte. No último levantamento, o estoque de bolsas de sangue do Hemocentro encontra-se em condição estável. Apesar da condição, o centro já teve seus momentos críticos, com baixo número de bolsas disponíveis, por isso, as doações não podem parar.
Quem pode doar?
Para ser um doador de sangue é preciso: ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos de idade precisam de consentimento do responsável legal), estar saudável; pesar acima de 50 kg; ter dormido seis horas na noite anterior; evitar alimentos gordurosos antes da doação; não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e apresentar um documento oficial com foto.
Mais informações sobre os critérios para ser um doador de sangue, acesse o site do Hemonorte.