Cada vez mais, grande parte da nossa comida é fabricada para ser irresistível. Os especialistas dizem que essa tendência tem consequências para a saúde ao longo prazo. Mas o que a comida realmente faz no cérebro? A comida afeta nosso cérebro de muitas maneiras complexas. E uma resposta particularmente importante é a liberação de dopamina, um neurotransmissor.
Como as drogas e ciências, comer libera a dopamina. A dopamina está relacionada com o chamado sistema de recompensa, que é um circuito neuronal do cérebro que influencia diretamente as nossas emoções. Esse sistema garanta a motivação para realizar certas atividades, como a sensação de felicidade quando comemos ao ter fome. Quando os neurônios desse sistema são ativados, eles liberam dopamina em regiões específicas do cérebro, causando aumento da sensação de prazer. Quanto mais dopamina for liberada, maior a probabilidade de repetirmos esse comportamento. Gordura e açúcar, sensores na boca enviam uma mensagem para liberar dopamina no corpo.
À medida que aprendemos mais sobre como a comida afeta nosso cérebro, ela é fabricada para ser cada vez mais irresistível, contendo concentrações mais altas de certos nutrientes como gordura e açúcar.
E se você quiser rever essa informação e várias outras é só acompanhar o Portal TCM Notícia ou o Instagram @saudeebemestar_tcm10.