Com informações do Governo do RN
O Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), e o Governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult/RN), abriram nesta quarta-feira (12) as inscrições para os editais do Bloco III – Fomento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB RN). O prazo para envio de propostas segue até o dia 9 de março, exclusivamente pela internet.
Este é o terceiro de cinco blocos previstos para 2026 dentro do Ciclo 2 da PNAB no estado. O conjunto de editais desta etapa destina R$ 8,25 milhões para apoio financeiro à execução de novos projetos culturais em diferentes linguagens artísticas.
Segundo o cronograma divulgado, o valor faz parte do total de mais de R$ 25 milhões reservados para os editais do Ciclo 2 em 2026 no Rio Grande do Norte. A proposta da política pública é ampliar o acesso aos recursos e descentralizar os investimentos culturais.
A secretária estadual de Cultura, Mary Land Brito, afirmou que os editais contemplam áreas ligadas à identidade cultural potiguar e que a elaboração do material foi construída a partir de escutas públicas realizadas pela Secult/RN com agentes culturais de diferentes regiões do estado.
O Bloco III reúne 293 vagas distribuídas em nove editais de fomento, voltados a projetos nas seguintes áreas:
- Artes Integradas e Outras Expressões
- Audiovisual
- Artes Circenses
- Artes Visuais
- Dança
- Jogos Eletrônicos
- Livro, Leitura e Literatura
- Música
- Teatro
As propostas aprovadas receberão apoio financeiro para execução de iniciativas inéditas ou em fase de desenvolvimento.
A Secult/RN informou que o Bloco I – Premiação teve inscrições encerradas no dia 27 de janeiro. Apenas os editais voltados a Comunidades Indígenas e Quilombolas tiveram prazo estendido até 3 de fevereiro.
Já o Bloco II – Cultura Viva segue com inscrições abertas até o dia 19 de fevereiro.
Ainda para o início deste ano, o cronograma prevê o lançamento de mais dois blocos, totalizando 27 editais ao final do processo.
O Bloco IV será voltado ao Apoio à Diversidade Cultural, com foco em propostas relacionadas a mulheres na cultura, cultura LGBTQIAPN+, cultura negra e cultura urbana e periférica.
O Bloco V será direcionado à Aquisição e Manutenção, com previsão de auxílio para compra de bens e insumos, subsídio para manutenção de espaços culturais e um edital específico para a gestão do Cine Panorama.
Além dos editais, o plano de investimento inclui reformas em equipamentos culturais do Rio Grande do Norte, como o Teatro Adjuto Dias, a Pinacoteca Potiguar e a Casa de Cultura de Macau.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela plataforma online Mais Cultura RN, no endereço:
https://maiscultura.rn.gov.br/editais/?grupo=3
A Secult/RN informou que cada edital terá uma Cartilha Acessível, com explicações detalhadas sobre documentação e exigências.
Para dúvidas sobre os editais do Bloco III, o atendimento está disponível pelo e-mail pnabrnfomento@secult.rn.gov.br e pelo WhatsApp (84) 98614-4427.
Também é oferecido atendimento individualizado, presencial ou online, no Complexo Cultural Rampa, mediante agendamento prévio pelo WhatsApp. O serviço funciona em dias úteis, das 9h às 17h.





















































