A rede estadual de educação do Rio Grande do Norte deu início ao ciclo de matrículas para o ano letivo de 2026 com um desenho mais amplo, digital e inclusivo. São mais de 200 mil vagas disponíveis, entre renovações, transferências e novos estudantes, em um processo que pode ser feito integralmente pela internet, por meio do Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc).
Desde o dia 22 de dezembro, o sistema está aberto para pedidos de renovação de matrícula, transferências e solicitações para o Ensino Médio em Tempo Integral e para a Educação Profissional. Esse prazo segue até 9 de janeiro, após a conclusão, pelas escolas, do levantamento da oferta de vagas. O acesso é feito pelo endereço www.sigeduc.rn.gov.br.
As primeiras etapas do calendário já haviam sido cumpridas no início do mês, com atenção especial aos estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEE), que seguem tendo prioridade garantida no processo. A Secretaria de Educação reforça que a matrícula de 2026 consolida uma política de equidade e transparência.
“Estamos garantindo um processo mais inclusivo, transparente e organizado. A modernização da matrícula é também um compromisso com a equidade, assegurando prioridade para quem mais precisa e ampliando o suporte às famílias”, afirmou a secretária estadual de Educação, Socorro Batista.
Entre as principais mudanças está a possibilidade de renovação de matrícula diretamente pelos estudantes maiores de 18 anos ou por seus responsáveis, sem a intermediação exclusiva da escola, como ocorria até este ano. A solicitação pode ser feita pelo Portal do Estudante, Portal da Família ou pelos aplicativos SIGEduc Estudante e SIGEduc Família.
Outra novidade é a obrigatoriedade da atualização do questionário socioeconômico em todas as modalidades. A efetivação das matrículas continuará sendo feita pelas escolas, após a análise das solicitações. As unidades também poderão renovar alunos pelo Portal da Gestão, mas seguem obrigadas a imprimir e coletar a assinatura dos termos.
As transferências e novas matrículas obedecerão a critérios objetivos. No caso das transferências, serão considerados fatores como a existência de irmãos matriculados na escola desejada, a distância entre as unidades e a ordem de inscrição. Para o Ensino Médio Integral e a Educação Profissional, as prioridades incluem estudantes com deficiência ou TEA, alunos oriundos da rede pública, estudantes em situação de vulnerabilidade social e a data da solicitação.
Entre 22 de dezembro e 18 de janeiro, o sistema recebe pedidos de transferência interna dentro da rede estadual, solicitações de estudantes da rede municipal de Natal e Macaíba — por meio de parceria entre os municípios e o Governo do Estado — e matrículas para escolas de Ensino Médio Integral e Educação Profissional, especialmente para a 1ª série.
Os resultados da primeira chamada dessas solicitações serão divulgados no dia 20 de janeiro. Novas chamadas públicas estão previstas para os dias 27 de janeiro e 3 de fevereiro, sempre às 17h, com prazo de três dias úteis para confirmação.
Com o novo formato, o Governo do Estado aposta em mais organização, autonomia das famílias e garantia de acesso à educação pública para milhares de estudantes potiguares em 2026.






















































Você precisa fazer login para comentar.